segunda-feira, 5 de abril de 2010

Saviani detona a FSP na própria FSP

Pessoal,
A carta abaixo foi enviada pelo professor Dermeval Saviani e publicada na seção de Cartas dos Leitores da Folha de São Paulo de hoje, segunda-feira, 05/04/2010.
Penso que não precisa dizer mais nada.

Educação
"A mídia, de modo geral, incluída a Folha, comunga com empresários e políticos o discurso, mais ou menos unânime, de que a educação, na dita "sociedade do conhecimento", em que nos encontramos atualmente, é a coisa mais importante, devendo ser, portanto, a prioridade número 1 dos governos e da sociedade como um todo.
No entanto, assim como os governos relutam em traduzir a referida prioridade em mais investimentos, a mídia também se nega a traduzi-la no noticiário referente às iniciativas educacionais. A semana que passou foi palco de um dos principais acontecimentos da educação brasileira: a Conferência Nacional de Educação (Conae), aberta em Brasília na noite de 28 de março, e encerrada no dia 1º de abril.
Essa conferência tratou de dois temas fundamentais: a organização do Sistema Nacional de Educação e a elaboração do Plano Nacional de Educação, que deverá substituir o atual. Dos resultados da Conae deverão sair projetos de lei a serem encaminhados ao Congresso Nacional para discussão e aprovação.
Apesar da grande importância desse acontecimento, a mídia falada e escrita nada publicou a respeito. Acompanhei como assinante a Folha para ver o que seria publicado sobre o assunto. A Conae se encerrou e nada encontrei. Como explicar essa omissão da mídia diante de algo que ela mesma proclama como de transcendental importância? Seria tal proclamação apenas uma máscara a disfarçar o desinteresse de nossas elites dominantes e dirigentes no que se refere a uma educação que efetivamente venha a propiciar a toda a população brasileira uma visão clara e consistente da situação em que vive?"
DERMEVAL SAVIANI, professor emérito da Unicamp (Campinas, SP)

Um comentário:

Diego S. Mendes disse...

É realmente lamentável o fato descrito pelo Saviane, a preocupação com Educação por parte da mídia é vetor de mudanças efetivas ou mera falácia? Em breve no Brasil teremos a III Conferência Nacional do Esporte, onde serão decidos os encaminhamentos para o desenvolvimento do esporte nos próximos anos. Será que esse evento também vai ficar de fora da pauta midiática? Em tempos de Grandes Eventos nas terra tupiniquins acredito que não, mas e as outras duas conferências, houve notícia na mídia de massa? E as notícias que virão agora, serão destinadas apenas ao esporte olímpico? E o esporte de Lazer, o escolar, aquele práticado pela maioria dos brasileiros, vai entrar na pauta? Minha expectativa é que esses temas aparecerão tanto quanto o CONAE!!!!