Pessoal, com autorização de nossa mestranda agora qualificada, Angélica Caetano, publico o resumo do projeto de qualificação dela, recentemente aprovado, para lermos, aprendermos sobre isso e discutirmos sobre a questão da saúde na Educação Física escolar, tendo como possibilidade a mídia.
Sempre presente nas aulas de Educação Física, o tema da saúde, historicamente visto pelo paradigma da aptidão física e atualmente privilegiando as tais questões dos "fatores de risco", pode ser abordado pela Educação Física fazendo-se uso das possibilidades da mídia-educação, em direção à exploração do tema com crianças e jovens, ampliando a reflexão desta temática, para, quem sabe, torná-los mais críticos em assuntos como sedentarismo, beleza, estética, padrões etc. - em suma, questões diretamente ligadas à cultura de movimento da sociedade contemporânea.
Quem sabe o blog pode ser um espaço de discussão sobre isso também? Acho que seria bem vindo o diálogo das pessoas que acessam nosso blog com nossa colega Angélica.
Bom trabalho, Angélica... mantenha-nos informado das "descobertas"!!!
O discurso sobre saúde na mídia:
possibilidades educativas na Educação Física escolar
Educar o corpo para o movimento, pôr em atividade, impelir ao exercício, há muito tempo tem sido considerado de forma natural um dos meios de livrar a sociedade de males físicos e vícios morais “responsáveis” por certas doenças. A Educação Física, durante seu percurso histórico, se apoiou em discursos que ressaltam a importância da atividade física para alcançar a saúde plena. Na sociedade e até nas Escolas, esse discurso se tornou tão natural que é simples aconselhar uma pessoa ou um aluno a fazer atividade física, preferencialmente todos os dias, para se obter saúde. Além de ressaltar a medicalização das práticas corporais através destes discursos, diversos fatores são omitidos, principalmente quando se tem o apoio das mídias. Portanto, podemos refletir a presença da cultura das mídias nas diversas esferas da vida, sejam elas pessoais ou coletivas. A exacerbação e os ideais de felicidade conectados ao conceito de saúde promovido pela mídia se permanecem presentes e nos leva a seguinte pergunta-síntese: Quais as características do discurso midiático sobre a saúde, amparado pelo discurso científico relacionado à Educação Física e suas possibilidades de (re)significação por alunos no Ensino Médio, com base numa proposta de mediação escolar e na perspectiva da mídia-educação? A intenção aqui, longe de mostrar que a atividade física é desprovida de qualquer significado positivo sobre o ser humano, pois assim me colocaria a favor de um sedentarismo clássico, é de refletir sobre a necessidade de novas maneiras de se pensar esses discursos, a partir de um olhar crítico. Para tal proposta, buscaremos elementos da pesquisa-ação como fundo metodológico e de caráter qualitativo, e as contribuições da mídia-educação e mediação escolar, como fundo teórico. A sociedade preconiza através da saúde a ênfase no ato de consumir (aquisição e descartabilidade), as mudanças presenciadas na modernidade proporcionam novas imagens e significações referentes ao corpo saudável e ao trato midiático em relação a ele. A justificativa está em desvendar a edificação dessas noções e as inerentes propostas construídas no interior do campo midiático, que possibilitam uma formação incompleta, juntamente com propostas de intervenção no meio escolar para (re)significação de seus significados pretendidos. Cabe salientar que esses discursos regem a Educação Física moderna, e a intervenção se faz necessária para construir coletivamente, no espaço escolar, novas compreensões e novos significados.
Blog do Laboratório e Observatório da Mídia Esportiva (UFSC/UFS/UFSJ)
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