quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Como é o uso das tecnologias digitais no Brasil?


  • 45% dos brasileiros já usaram a internet pelo menos uma vez.

  • Destes, 90% dizem usar a internet para se comunicar, 86% para o lazer, 71% para a educação.

  • Entre os que nunca usaram a internet, 21% apontam como motivo a falta de local para acesso, enquanto 51% dizem que não acessam por falta de habilidade com o computador e a internet...


Às vezes subestimamos ou ignoramos dados de pesquisas quantitativas, cheias de números e gráficos. Mas não podemos nos esquecer que esses dados apresentam um recorte "macro" que nos ajuda a situar os problemas de pesquisa que queremos olhar "mais de perto", além de balizar tomadas de decisão dos governos e a elaboração de políticas públicas.


O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que desde dezembro de 2005 implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. Um dos departamentos do NIC.br é o CETIC.br, Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação.

Desde 2005, o CETIC.br publica pesquisas sobre o uso das tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil. O destaque da pesquisa do ano de 2009 - última a ser divulgada - é uma publicação especial com os dados sobre os usos das tecnologias pelas crianças (TIC Crianças - 2009).


Já a pesquisa intitulada TIC DOMICÍLIOS e USUÁRIOS mede o uso das tecnologias de comunicação e informação em domicílios nas zonas urbana e rural, além de apresentar indicadores do acesso individual a computadores e à Internet, atividades desenvolvidas na rede, barreiras de uso, governo eletrônico, comércio eletrônico, segurança na rede e spam, habilidades para o uso do computador e internet, acesso sem fio, entre outros.


O site também reúne outros indicadores sobre o uso da internet no Brasil, como dados do IBGE e do Ibope/NetRatings.

3 comentários:

Giovani Pires disse...

Riquíssima essa postagem, com acesso a muitas informações importantes para nossos estudos.
Obrigado pela contribuição, Rogério.

Angel disse...

Rogério, um achado essa informação para minha dissertação!!! Beijos

Anônimo disse...

Riquíssimas as informações e de grande valia...valeu Rogério