domingo, 21 de novembro de 2010

Quando a mídia vende sonhos e desejos... Publicidade e Infância

Como foi apresentado no II ENOME (Sergipe/2010), trago para socializar e refletir com vocês o link para um interessante resumo do Documentário "Criança é a Alma do Negócio". Mesmo que um tanto quanto "apocaliptico"em relação a influência da publicidade na infância, nos trás interessantes problematizações sobre o presente contexto sócio-cultural em que as crianças estão inseridas, e que tem na primazia da cultura de consumo, incentivado sobretudo pelas mídias, importante lócus de investigação/pesquisas, inclussive sobre as implicações para cultura de movimento.

Vale a pena dar uma olhada! E problematizarmos...


  • Erotização dos corpos infantis?
  • Substituição das experiências formativas pelas vivênvias mediadas tecnologicamente?
  • Colonização do tempo livre?
  • Industrialização e espetacularização da cultura lúdica infantil?
  • Subletividades "deformadas"pelo TER/PARECER em detrimento ao SER?
  • Estereótipos de gênero e corporias?
  • Controle e regulamentação da publicidade para infância?

Deixo aqui o meu desejo de refletir coletivamente esta temática que é interesse de meus estudos/investigações no Doutorado em Ed. Física (PPGEF/UFSC), a partir do projeto de Tese - Quando o Esporte-da-Mídia vende sonhos e desejos: a recepção infantil ao discurso publicitário do esporte e suas implicações para cultura de movimento e mediação escolar (nome provisório).

Fica instaurado o debate e a necessidade de fortalecermos as mediações de nossas crianças!

3 comentários:

Diego S. Mendes disse...

Muito legal o vídeo, Mari, e mais ainda tuas questões! Esse doutorado vai bombar!!!

Giovani disse...

Aí, Mari, estreando com tudo no nosso blog. Parabéns pela postagem, bastante importante, assim como tua proposta de discussão.
Que seja essa a primeira de muitas!!!

Cristiano Mezzaroba disse...

Mari... vc tb por aqui! é o "efeito Sérgio"? hehehe...

Legal essa discussão! lembrei-me quando fiz a disciplina de "Mídia-educação: pesquisas com crianças e jovens", ministrada pela Gilka, em 2006... lemos o livro "Crescer na era das mídias" e lá o David Buckingnan aborda muito essa questão da publicidade e seus efeitos com as crianças, sempre articulando visões "apocalípticas" e "integradas", e analisando tudo isso. Como Diego comentou, esse doutorado vai bombar...