quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Mais sobre a copa de 2014...Trem bala-perdida


Esta na mídia...uma das principais promessas de investimento para a Copa de 2014 no Brasil é a ligação terrestre rápida entre Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro por meio de um Trem Bala - TAV. No entanto, um estudo desenvolvido por um consórcio britânico-nacional, ora divulgado pela ANTT (www.tavbrasil.gov.br) indica que o empreendimento poderá ser um “trem-bala perdida”.

Entre os argumentos que preveem que o tiro pode sair pela culatra estão as considerações a cerca de que: a)A proposta do estudo privilegia o primeiro público: o TAV é uma ligação entre Viracopos, Guarulhos e Galeão, passando por São Paulo. Com isso atenderia, prioritariamente, os viajantes de voos internacionais para conexões internacionais ou nacionais. Esses não teriam a opção do modo aéreo, pois as ligações terrestres decorreriam da saturação de capacidade dos respectivos aeroportos. A opção no caso está nos investimentos: ampliar os aeroportos ou implantar um trem de alta velocidade? b)O TAV não é viável apenas com a movimentação de conexão e de redistribuição de passageiros de voos. O segundo principal público seria o dos que moram nas bordas das respectivas regiões metropolitanas e trabalham nessas. Moram em Campinas e trabalham em São Paulo e vice-versa. Moram em São José dos Campos e trabalham em São Paulo e vice-versa. Moram no Vale do Paraíba e trabalham no Rio de Janeiro e vice-versa. Esse público teria acesso a este transporte após os jogos? Quais seriam os custos para o trabalhor brasileiro?

Para saber mais sobre o assunto e outras "dúvidas" envolvendo a Copa de 2015 não deixe de acessar o blog "a verdade da copa 2014", no link http://averdadedacopa.zip.net/

Vamos ampliando nossa rede...

Um abraço a todos!!!

Diego

Nenhum comentário: