quarta-feira, 18 de novembro de 2009

To falando!!! Opinião internacional sobre o apagão é destaque no Estadão

Veja a matéria do Estadão do dia 11/11..

Blecaute leva Rio-2016 e Copa do Mundo à mídia internacional
Jornais estrangeiros destacaram falha em Itaipu e lembraram que cidades afetadas serão sedes dos eventos

SÃO PAULO - O blecaute que atingiu nove Estados brasileiros na noite da terça-feira, 10, por conta de uma falha nos equipamentos da hidrelétrica de Itaipu foi assunto nos principais jornais internacionais e nas agências de notícias nesta quarta-feira, 10. O caos no trânsito e possíveis problemas durante a realização dos Jogos Olímpicos de 2016 e da Copa do Mundo de 2014 foram os principais pontos abordados pela imprensa estrangeira.

A agência francesa Reuters enviou reportagens em inglês a jornais de todo o mundo em dizendo que o apagão levou o Brasil ao caos. A reportagem lembrava que o Rio, que estava às escuras, sediaria a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016.

O jornal inglês Financial Times publicou que as ruas de São Paulo enfrentaram o caos após o apagão e que no Rio, "uma cidade turística que receberá os Jogos Olímpicos de 2016 e deve receber a final da Copa do Mundo de 2014", havia cenas semelhantes.

A primeira agência internacional a reportar o apagão, entretanto, foi a Associated Press. A notícia citava o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, esclarecendo que o problema não estava na geração de energia, mas sim na rede de distribuição da usina. O texto ainda apontava que, coincidentemente, o problema ocorreu três dias após o programa 60 Minutes, da rede CBS, mostrar uma reportagem dizendo que apagões no Brasil teriam sido causados por hackers.

[...]o argentino Clarín, o título da notícia era "Apagão deixa metade do Brasil no escuro". O destaque do diário eram as cidades do Rio, de São Paulo e de Belo Horizonte, as três principais cotadas para sediar a abertura e a final da Copa do Mundo de 2014.

---------------------------------------

Deu na mídia, nóis agita!!!

Para ver a matéria completa acesse:

http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,blecaute-leva-rio-2016-e-copa-do-mundo-a-midia-internacional,464626,0.htm

Um comentário:

Cristiano Mezzaroba disse...

Aproveitando ainda meu momento "comentarista": ontem ouvi dizer que o congresso ou o senado convidou uma equipe de esotéricos pra tentar explicar o que houve no local que supostamente teve o corte do fornecimento de energia... estão escondendo o quê??? fica a pergunta!

apenas pra pensar ainda sobre questões estruturais pra Copa do Mundo: o metrõ de Porto Alegre, por exemplo, já está fora dos planos para a Copa do Mundo... engraçado não? e em Floripa, quando ainda candidata a sede da Copa, nem se fala mais em metrô, a prefeitura 'inteligentemente' está pensando em adotar o rodízio de carros, como em SP...

é.. não é fácil!
Como bom brasileiros, a esperança é a última que morre... ehhehe