quinta-feira, 22 de abril de 2010

LaboMídia lança coletânea


Pesquisa em Educação Física e Mídia: contribuições do LaboMídia/UFSC é o título do novo livro do Laboratório e Observatório da Mídia Esportiva/UFSC (LaboMídia), que será lançado no dia 27 de abril, às 18h30, no auditório do Centro de Desportos (CDS/UFSC), no bloco 5, em Florianópolis.

A obra aborda a relação da mídia com a cultura de movimento (esportes, brincadeiras, danças, lutas, entre outras) observada pela lente de diversas vertentes teóricas.

É uma nova forma de olhar e entender a mídia esportiva bem como ampliar as possibilidades na Educação Física, em especial, a escolar.

Organizado pelos professores Giovani De Lorenzi Pires e Sérgio Dorenski, o livro reúne 13 textos produzidos a partir de dissertações de mestrado de integrantes do Grupo e defendidas em programas de pós-graduação da UFSC no período entre 2004 e 2009.

São eles:

Imagens e narrativas na Educação Física escolar - Márcio Romeu Ribas de Oliveira

Futebol, jornalismo esportivo e marketing em Aracaju/SE: recortes históricos de um "casamento feliz" - Sérgio Dorenski Dantas Ribeiro

Lazer e mídia no cotidiano das culturas juvenis - Cássia Hack

Moda/indumentária em culturas juvenis: símbolos de comunicação e formação de identidades corporais provisórias em jovens do ensino médio - Antonio Galdino da Costa

Educação Física, esporte e inversão: estrutura e anti-estrutura - A Illusio e suas possibilidades pedagógicas - Fernando Gonçalves Bitencourt; Carmem Silvia Rial; Maria José Reis (orientadora/ co-orientadora)

O esporte na mídia durante a Copa do Mundo/ 2006 sob os olhares de jovens escolares: sínteses conclusivas de um estudo de recepção - Sheila Espíndola Antunes

Representações do esporte-da-mídia na cultura lúdica das crianças - Mariana Mendonça Lisboa

Brincando na escola: o imaginário midiático na cultura de movimento das crianças - Iracema Munarim; Gilka Girardello (orientadora)

O processo de agendamento esportivo e os jogos Pan-americanos Rio/2007 na visão de escolares: um estudo de recepção midiática e (possíveis) repercussões para a Educação Física escolar - Cristiano Mezzaroba

Luz, câmera e pesquisa-ação: as mídias nas aulas de Educação Física em uma escola pública - Diego Sousa Mendes

Representações de corpo e movimento no ciberespaço: notas de um estudo etnográfico no jogo Second Life - Rogério Santos Pereira; Maurício Roberto da Silva (orientador)

Representações da cultura esportiva e da mídia em Moçambique na perspectiva do desenvolvimento humano - Cláudio Leão Tonetti

Relato de experiência em mídia-educativa (Física) com professores da rede municipal de ensino de Florianópolis/SC - Paula Bianchi


Uma leitura, no mínimo, oportuna em tempos de mega-eventos esportivos, como a Copa do Mundo de 2010 e os jogos que serão realizados no Brasil – Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. O selo é da Editora Tribo da Ilha.

Clique aqui e confira o livro na íntegra!

9 comentários:

Cristiano Mezzaroba disse...

Ótima divulgação, Lyana!!!

Eu sou suspeito pra falar, por ser autor de um dos textos do livro, e também por estar na organização do lançamento. Mas vale o relato de dizer da felicidade e do orgulho de estar no meio desse povo todo, fazendo parte desta vitória e deste momento (já há alguns anos!). Vida longa ao Labomídia!!! sempre com esse espírito de qualidade, criticidade e de amizade e respeito.

Lyana, esquecestes de escrever que Angélica, Bia e companhia estão organizando o coffe break do evento! hehehe

abração e até dia 27!!!

Giovani Pires disse...

Baita noticia, Lyli !!!
Se eu já não fosse parte interessada, certamente iria me agendar para participar deste lançamento!!!
Falando agora sério: tenho certeza de que será uma belíssima celebração entre amigos, além de academicamente relevante.Vamos nos preparar para os proximos... acho que teremos lançamento até no Forum Internacional de Esporte!
E para informação de todos, o coquetel não terá salgados fritos!!! Fazem mal à saúde!

Carol Garcia disse...

Bateu uma vontade de participar dessa festa, bem que podia acontecer ao vivo para os ausentes acompanhar (rsrsrsrs) mas, fico na expectativa de ver os melhores momentos, por isso não esqueçam de disponibilizar os detalhes tirem fotos, filmem e depois disponibilize para os curiosos, vou ficar no aguardo.

Parabéns a todos!!

Diego S. Mendes disse...

Olá galerinha, nós vamos organizar um lançamento aqui no Nordeste também. Assim, que tivermos uma data avisamos aqui no blog.

Um abraço e boa festa ai em Floripa!!!

Cássia Hack disse...

Oi pessoas queridas,
aguardem o mega lançamento do nosso livro aqui no Norte do país, meio do mundo... e mesmo assim, queria estar na ilha, participando da festa com vocês.
Beijos.

Cristiano Mezzaroba disse...

Aos desavisados amigos de Aracaju (hehehe):
JÁ ESTÁ PREVISTO O LANÇAMENTO AÍ EM ARACAJU, lembram do II Enome em outubro??? Vai ter o lançamento do livro aí, bem como o Temas Eemrgentes v.3!

Aguardem!!!
abração! Cristiano

Diego S. Mendes disse...

Tamu Ligadu Cris...hehehe

Sergio Dorenski disse...

Beleeza Cris, eu achava que era isto. No Enome II, vamos fazer o Lançamento. Parabéns a todos e todas pela organização. Gravei uma mensagem para enviar...estou apanhando em enviar.
Mas acho que vai rolar.
Sérgio Dorenski

Giovani Pires disse...

Ói, ói, ói

E agora, quem é que vai dar noticia do lançamento???