quarta-feira, 9 de junho de 2010

Neurociência a serviço da publicidade

Esqueça tudo que você sabia, ou ouviu falar, sobre pesquisa de satisfação. Questionários e entrevistas com perguntas sobre o que gostou ou o que deixou de gostar? Isso é coisa do passado.

A Millward Brown do Brasil, instituto de pesquisa de mercado sob encomenda, as chamadas pesquisas ad hoc, lançou ontem (08/06) uma nova gama de ferramentas de pesquisa voltadas ao exame da satisfação que um comercial/ anúncio e capaz de provocar no consumidor.

As novas pesquisas utilizarão ferramentas de neurociência para medir a satisfação dos consumidores, utilizando para isso três possibilidades de aferição: uma de associações implícitas evocadas pelas peças de comunicação, outra que observa pupilas e córneas do consumidor (Eye Tracking) e, uma terceira que faz uso de sensores biológicos para medir a reação das ondas cerebrais diante do anúncio.

É mais uma evidência de que esse pessoal não veio ao mundo a passeio. Melhor afinarmos nosso Eye Tracking!

Leia a notícia sobre o lançamento, publicada no site do IBOPE, clicando aqui!

Imagem by SBQ

3 comentários:

Cristiano Mezzaroba disse...

Lyana, vc sempre atenta ao mundo da "publicidade"... legal!
Pois é, pra quem acha que só usamos da "teoria da conspiração" pra tudo, daqui a pouco, nos próximos aparelhos de tv - led, lcd, plasma ou o que for - sem a gente saber é capaz de ter um sensor desses capturando tudo que somos capazes de pensar enquanto consumidores em potencial hehehe...
Vamos ver daqui a pouco como isso tudo vai ser usado. Qualquer coisa, eu falei primeiro! hehehe

Lyana de Miranda disse...

É Cris, cada vez mais penso que Orwell foi um verdadeiro Nostradamus... Pense se a tv do futuro não será a teletela do livro 1984. Ai que medo...

Ira disse...

Acho que vou começar a pensar em como fazer minha máscara de ferro... :)