Infelizmente o Brasil perdeu... o "sonho" do hexa fica para a próxima Copa, que vai ser aqui no Brasil.
O Brasil vai voltando ao normal...e os "guerreiros" vão tirando suas armaduras!
E sem querer fazer análise alguma da derrota ou eliminação da Copa, faço um comentário rápido por aqui só para pensarmos na questão da publicidade e do agendamento para a Copa/2014 no Brasil. Acompanhando o canal SportTV - já que pra mim, nesta Copa, tudo foi um pouco diferente pois o Galvão não "atazanou" meus ouvidos e minha inteligência - tão logo terminou a transmissão, qual a primeira propaganda que aparece?
A da Brahma, dizendo, pelo que entendi, que brahmeiro não desiste, que todo brasileiro vai dar todo seu suor, seu trabalho e sua torcida pra que na próxima Copa, aqui no Brasil, o Brasil se esforçará pra levar a taça. Num momento de intensa emotividade e tristeza da "torcida brasileira", chega uma propaganda dessa, previamente pensada em caso do Brasil ser eliminado, como aconteceu, e procura "levantar a bola", no sentido metafórico e futebolístico, e mostrar-se do lado dos brasileiros... fiquei pensando como seria (ou como já é) e a propaganda já feita em caso de vitória do Brasil!
Em seguida, a propaganda dos cartões de crédito "Go - Visa", em tom mais triste, narrado pelo Antônio Fagundes, que é quem cede a voz para a propaganda, dizendo que desta vez não deu, mas que todos brasileiros "vão", com Visa, a Copa de 2014.
Coincidências à parte, uma é patrocinadora da seleção brasileira e antes da Copa vislumbrou uma estratégia de jogadores guerreiros, com Dunga, Júlio César, Luis Fabiano; e a outra, patrocinadora da FIFA/Copa do Mundo, com propagandas que envolviam narração e imagens mostrando aspectos dao cotidiano das torcidas de alguns países participantes, como Brasil, Argentina, África, Itália.
Fica a reflexão sobre essa relação entre esporte, mídia e publicidade. E obviamente, sobre o agendamento midiático-esportivo que se intensificará em relação à Copa do Mundo de 2014 em território brasileiro.
Cenas do próximo capítulo!
Blog do Laboratório e Observatório da Mídia Esportiva (UFSC/UFS/UFSJ)
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2 comentários:
O JN hoje será um prato cheio!!
Até parece que as pessoas desconhecem que a decepção é proporcional à espectativa, sem dúvida instada pelo agendamento. E aí o mercado da bola segue seu curso!
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