segunda-feira, 5 de julho de 2010

Interatividade

Corneteiros de plantão! Os apresentadores Tiago Leifert e Luís Ernesto Lacombe esperam seus pitacos sobre a seleção brasileira no ‘Central da Copa’, programa especial da TV Globo durante a Copa do Mundo.
Os torcedores estão convidados a enviar mensagens, vídeos e perguntas manifestando sua opinião sobre a equipe de Dunga na África do Sul. Eles também terão espaço para dizer o que estão achando do desempenho do time nos jogos.
O internauta pode participar de três maneiras: com recados de vídeo, de texto e pelo twitter.


Esse é o chamado de um programa do qual participam "especialistas" do esporte: músicos,comediantes,atores,ex-atletas,entre outros. "Que vem a calhar,pois coincide com o movimento geral de desaparecimento de toda competência verídica" (DEBORD,1997,p.174).

Dessa forma, é possível notar o comprometimento do discurso midiático. Para com quem?!

2 comentários:

Cristiano Mezzaroba disse...

É Mazinho! boa a provocação aqui! A Globo aposta muito, desde o ano passado, nesses dois "cultuados" jornalistas/apresentadores esportivos. São os responsáveis por tornar o conteúdo "esportivo" mais humorístico, com caráter de entretenimento... uma pena!

Vendo tua postagem fiquei pensando no Fantástico do último domingo, em que pude ver reprisado, ontem neurocientistas e psicólogos, inclusive com a presença do sociólogo Ronaldo Helal, comentando sobre os "porquês" da elminação brasileira. De todos, o que menos teve oportunidade de falar foi o próprio sociólogo...

Diego S. Mendes disse...

Grande Mazinho,

belíssima provovação. Há algum tempo ví os ditos apresentadores, anunciando que após realizarem uma pesquisa e terem descoberto que o público de seus respectivos programas são mulheres, em sua maioria, que ligam a tv no horário do almoço, as luzes se acenderam nas produções esportivas da Globo São Paulo. Desde então eles tem buscado uma fórmula mais próxima do entretenimento, com menos números e comentários "sérios". Parece que a fórmula emplacou. Tadeu Schmidt também é mentor dessa onda. Jornalismo Esportivo é ave rara de se ver....enquanto isso, da-le ufanismos mesmo, e com muito pagode, comediantes, etc, etc, etc