terça-feira, 27 de julho de 2010

Arte e Futebol: cartuns e cartunistas retratam craques e Copas do Mundo

A Copa do Mundo pode ser o momento para lançar apresentadores engraçadinhos, alavancar audiências ou agendar mega-eventos. Mas serve, também, para o resgate de diversos tipos de manifestações artísticas e culturais que usam a competição como mote.

A exposição "Craques do Cartum na Copa", organizada pelo cartunista Jal, é um exemplo da junção arte e futebol. O evento reúne obras dos cartunistas Cárcamo, Chico Caruso, Dalcio Fernandes, Gustavo Duarte, Henfil, Maurício de Souza, Miécio Caffé, Otávio, Paulo Caruso e Ziraldo.

Os cartunistas retrataram, em forma de cartum ou caricaturas, craques e situações que marcaram a participação do Brasil nas diversas Copas do Mundo. Um prato cheio para o Messa!!

As obras foram apresentadas nos diversos Centros Culturais Banco de Brasil (CCBB) do país. Para quem não viu de perto, como eu, pode conferir aqui algumas imagens que fazem parte da exposição.



Identificação das imagens em oredem: Bomba (Ziraldo); Rivaldo (Gustavo Duarte); Nike (Dalcio); Leônidas da Silva (Fernandes); Lúcio (Carcamo); Otávio; Garrincha (Miécio Caffé); Brasil e França (Paulo Caruso); Dieguito (Maurício de Souza); Robinho e Falcão (Gonzalo Cárcamo); Chico Caruso; Bussunda orienta Ronaldo (Jal); Sócrates (Henfil)


4 comentários:

ricardo disse...

Muito bacana esse repertório de cartoons - principalmente a crítica, sutil mas nem por isso menos nociva, sobre a Nike!!! Execelente postagem!!!

Cristiano Mezzaroba disse...

Grande Lyana!
andastes sumida, mas quando chega, nos traz isso!!! parabéns pela postagem!!! Essa da Nike realmente fantástica!!!

Márcio disse...

Henfil, maravilhoso!!!

Lyana de Miranda disse...

Dá para fazer um blog só com as tirinhas do Henfil!! Realmente maravilhoso!!