terça-feira, 13 de julho de 2010

interferencias políticas na TV Cultura/SP

É lamentável o que vimos acompanhando na mídia nacional a respeito de decisões político-partidárias que tem inferferido na TV Cultura/SP, especialmente no jornalismo. Coisas do tempo da ditadura militar!
Primeiro foi a presidência! O jornalista Paulo Markun, presidente e incentivado a candidatar-se à reeleição, foi informado, quase de última hora, que o governo do estado de SP, maior mantenedor da TV (que deveria ser pública, não estatal), precisava da vaga de presidente para acomodar um secretário que havia perdido a sua pasta, João Sayad - economista, com passagem pela secretaria de cultura, mas sem nenhuma experiência com TV e jornalismo.
Mais recentemente, Heródoto Barbero, sucessor de Markun na condução do ótimo Roda Viva, foi informado da sua substituição, em breve, pela ex-global Marilia Gabriela (a partir de agosto, parece). Cogita-se que tenha sido em represália a uma pergunta inconveniente de Barbero ao candidato José Serra, a respeito dos pedágios de SP, os mais caros do mundo.
Na semana que passou, o ótimo Gabriel Priolli, então diretor de jornalismo da emissora e remanescente da equipe do Paulo Markun, foi demitido porque havia, também, preparado uma matéria sobre os pedágios de SP, que foi engavetada, obviamente.
Pois é, a TV pública (?) que, apesar de tudo, é a principal referencia deste campo, está se tornando um meio de manobra política, no vale-tudo que teremos daqui até outubro.
Seguremo-nos e observemos, pois não?

Um comentário:

Cristiano Mezzaroba disse...

Verdade, Gio! Também acompanhei isso, e se não me engano vi no site do UOL, que alegava isso mesmo, de questões políticas nas "trocas" internas da emissora. Uma pena!
Hj vi uma reportagem sobre a última publicação impressa do Jornal do Brasil, que seria na data de hoje, quarta-feira. E aí na reportagem falava do "empresário" que não queria mais isso, só veiculá-lo pela internet. Lembrei de uma fala tua, sobre essa aproximação das empresas no interior dos veículos midiáticos, e o quanto é problemático. A gente sempre analisa muito os discursos e geralmente não se dá conta do que rola nos bastidores...