sexta-feira, 5 de março de 2010

Futebol: o segredo da paixão argentina

Domingo é o dia da maior premiação do cinema norte americano. E entre avatares e terroristas, lá estará um filme argentino, concorrendo na categoria de melhor filme estrangeiro: O segredo de seus olhos (El secreto de sus ojos, 2009). Veja, abaixo, a sinopse do filme publicada no E-pipoca, do UOL.

"Após trabalhar a vida toda num Tribunal Penal, Benjamín Espósito se aposenta. Seu tempo livre o permite realizar um sonho longamente postergado: escrever um romance baseado num acontecimento que vivera anos antes. Em 1974, foi encarregado de investigar um violento assassinato. A Argentina entrava num ciclo de extrema violência política e a investigação colocou em risco sua vida. Ao escavar velhos traumas, Benjamín confronta o intenso romance que teve com sua antiga chefe, assim como decisões e equívocos passados. Com o tempo, as memórias terminam por transformar novamente sua vida”.

Na trama, nomes de jogadores do Racing Club de Avellaneda servem como pistas para a investigação, e o pano de fundo é a paixão pelo futebol, ou ainda, a paixão por um time de futebol, tão aflorada em nossos hermanos.

O filme está em cartaz somente nas praças de São Paulo, Rio, Brasília e Porto Alegre, e ainda não tem data para estrear nos cinemas da Ilha. Aguardaremos ansiosos.

Enquanto isso veja abaixo a bela sequência gravada no Estádio do Huracán, em que a câmera flutua e pousa nos ombros dos personagens, dando ao telespectador a sensação de estar em pleno estádio e no meio da trama.



Ficha técnica:

Diretor: Juan José Campanella; Elenco: Ricardo Darín, Soledad Villamil, Pablo Rago, Javier Godino, Guillermo Francella, José Luis Gioia, Carla Quevedo, Bárbara Palladino; Produção: Mariela Besuievski; Roteiro: Juan José Campanella, baseado no romance La pregunta de sus ojos de Eduardo Sacheri; Fotografia: Félix Monti; Trilha Sonora: Federico Jusid e Emilio Kauderer; Duração: 127 min.
Ano: 2009; País: Argentina; Gênero: Romance; Distribuidora: Europa Filmes; Estúdio: Tornasol Films S.A.; Classificação: 16 anos

4 comentários:

Mariana disse...

Me bateu agora uma saudade da minha linda cidade (São Paulo) se ainda não chegou na "Ilha" penso quando vai chegar na Bahia, vamos esperar...como diz os Baiano, divazinho agente chega lá!

Diego S. Mendes disse...

Regina, se passar em Salvador nos avise, estou em Aracaju e tb fiquei bastante interessado no filme!!!
Da-le los hermanos!!!

Lyana de Miranda disse...

E o Oscar foi para ele. "O segredo dos seus olhos", escolhido o melhor filme estrangeiro de 2010. Com certeza foi o melhor plano-sequência que já vi, e olha que só vi um pedacinho!
Diego e Regina, compartilho com vcs a vontade de assistí-lo, e logo!!!

Diego S. Mendes disse...

Pois é, até os caretassos do oscar elegeram esse como "o filme".